Pular para o conteúdo principal

Portfolio

Confira algumas das produções e projetos que criei e/ou participei:

Educação Ambiental e Comunicação: Desafios na Educomunicação como Política Pública

Apresentação realizada para a oficina de construção do Programa Municipal de Educação Ambiental de Campinas (SP).

Comunicação para Povos e Comunidades Tradicionais

Produção e atualização do portal Ypade e mídias sociais. Cobertura de encontros relacionados à Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), com criação de mídias (videos, áudios) pelos próprios representantes da CNPCT.



Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis

Produção do site do evento organizado pelo Laboratório OCA-Esalq/USP e animação da rede social de mesmo nome.


Cartilha SISUC Calha Norte

Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SNUC)

Consultoria realizada junto ao Grupo Natureza, Sociedade e Conservação, de Brasília (DF). Planejamento pedagógico e produção de cartilha de treinamento para capacitar gestores de unidades de conservação na utilização do sistema de indicadores - diagnóstico de UCs amazônicas. O trabalho teve ainda assistência de campo e relatoria de oficina de aplicação do SISUC junto ao conselho da RDS do Rio Amapá, em Manicoré (AM).

Mobilização e planejamento de comunicação para o conselho do Parque Nacional do Pau Brasil

Consultoria realizada para o ICMBio, com parceria do Projeto Corredores Ecológicos, no parque nacional que fica em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. O conselho consultivo do Parque foi renovado para 2011-2013, e os conselheiros passaram por formações sobre gestão participativa, acesso a informação, papel do conselho e de instituições e planejamento de comunicação coletivo. Também houve atividades de educomunicação, serão implementadas no segundo semestre de 2011, com oficinas de jornal e fotografia e participação das comunidades do entorno do Parque.


Jornal Tanara

Educomunicação no Extremo Sul da Bahia

Os jornais Tanara e O Oiti são resultados de uma consultoria de educomunicação junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade). Foram realizadas oficinas de leitura crítica da mídia, diagnóstico socioambiental participativo, entre outros, com comunidades de pescadores no entorno da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau e Parque do Descobrimento.

Jornal de Formosa do Rio Preto 2

PEAMSS - Comunicação e Saneamento

O Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS foi construído em 13 municípios baianos com oficinas de permacultura, educação ambiental e comunicação. Coordenando um grupo de sete formadores, realizamos 26 jornais e mais de 40 spots e programas de rádio. Acesse o site do projeto clicando aqui e conheça a rede social NING Água Para Todos.
Cartilha sobre Aquecimento Global



Cartilha sobre Mudanças Climáticas


A Terra Está em Alerta  - Faça a Coisa Certa é um material educativo que foi distribuído para os colaboradoradores de uma empresa, com referências sobre Mudanças Climáticas e dicas individuais. Trouxe referências básicas importantes para o público: o que é biodiversidade, a importância das florestas para a regulação do clima, e o que lixo, água e consumo tem a ver com o tema das Mudanças Climáticas.


Agua e Cidadania

Kit pedagógico sobre água

Planos de aula apoiados em leitura crítica de reportagens da revista Horizonte Geográfico e um pôster temático fazem parte do kit Água, Cidadania e Cultura. Os conteúdos são multidisciplinares e orientam sobre temas da atualidade para a sala de aula, como o o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Fotonovela

Fotonovela comunitária 

Um dia de Sol na Praia foi inteiramente produzida por alunos das oficinas de educomunicação do projeto Água de Beber..., da ong Instituto Supereco, no litoral Norte de São Paulo. Coordenei as oficinas e os trabalhos de produção de dezenas de programas de rádio sobre meio ambiente e cultura caiçara. A fotonovela foi distribuída em ações educativas em Caraguatatuba.


Caminhos do Futuro

Projeto Caminhos do Futuro

Participei da edição dos livros que compõem um kit de aprendizado em turismo para professores de ensino fundamental e médio em 15 Estados do país. O projeto é do Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo e todos os livros podem ser baixados no site www.caminhosdofuturo.com.br.


Plano de Aula Desmatamento

Plano de aula sobre desmatamento


Encomenda para a revista Nova Escola, cuja proposta foi a de promover uma reflexão sobre causas e consequências da destruição das matas em nosso território. Produzido em parceria com os geógrafos Rosângela Doin de Almeida (UNESP-SP) e Adriano Picarelli.


Matéria Transporte Escolar



O longo caminho até a sala de aula


Reportagem realizada para a revista Nova Escola. Tive o prazer de percorrer igarapés na Ilha de Marajó e estradas rurais no interior de São Paulo para realizar essa matéria, que trata das dificuldades dos alunos em chegar até a escola e políticas públicas para melhorar essa área.

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se