Pular para o conteúdo principal

Portfolio

Confira algumas das produções e projetos que criei e/ou participei:

Educação Ambiental e Comunicação: Desafios na Educomunicação como Política Pública

Apresentação realizada para a oficina de construção do Programa Municipal de Educação Ambiental de Campinas (SP).

Comunicação para Povos e Comunidades Tradicionais

Produção e atualização do portal Ypade e mídias sociais. Cobertura de encontros relacionados à Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), com criação de mídias (videos, áudios) pelos próprios representantes da CNPCT.



Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis

Produção do site do evento organizado pelo Laboratório OCA-Esalq/USP e animação da rede social de mesmo nome.


Cartilha SISUC Calha Norte

Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SNUC)

Consultoria realizada junto ao Grupo Natureza, Sociedade e Conservação, de Brasília (DF). Planejamento pedagógico e produção de cartilha de treinamento para capacitar gestores de unidades de conservação na utilização do sistema de indicadores - diagnóstico de UCs amazônicas. O trabalho teve ainda assistência de campo e relatoria de oficina de aplicação do SISUC junto ao conselho da RDS do Rio Amapá, em Manicoré (AM).

Mobilização e planejamento de comunicação para o conselho do Parque Nacional do Pau Brasil

Consultoria realizada para o ICMBio, com parceria do Projeto Corredores Ecológicos, no parque nacional que fica em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. O conselho consultivo do Parque foi renovado para 2011-2013, e os conselheiros passaram por formações sobre gestão participativa, acesso a informação, papel do conselho e de instituições e planejamento de comunicação coletivo. Também houve atividades de educomunicação, serão implementadas no segundo semestre de 2011, com oficinas de jornal e fotografia e participação das comunidades do entorno do Parque.


Jornal Tanara

Educomunicação no Extremo Sul da Bahia

Os jornais Tanara e O Oiti são resultados de uma consultoria de educomunicação junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade). Foram realizadas oficinas de leitura crítica da mídia, diagnóstico socioambiental participativo, entre outros, com comunidades de pescadores no entorno da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau e Parque do Descobrimento.

Jornal de Formosa do Rio Preto 2

PEAMSS - Comunicação e Saneamento

O Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS foi construído em 13 municípios baianos com oficinas de permacultura, educação ambiental e comunicação. Coordenando um grupo de sete formadores, realizamos 26 jornais e mais de 40 spots e programas de rádio. Acesse o site do projeto clicando aqui e conheça a rede social NING Água Para Todos.
Cartilha sobre Aquecimento Global



Cartilha sobre Mudanças Climáticas


A Terra Está em Alerta  - Faça a Coisa Certa é um material educativo que foi distribuído para os colaboradoradores de uma empresa, com referências sobre Mudanças Climáticas e dicas individuais. Trouxe referências básicas importantes para o público: o que é biodiversidade, a importância das florestas para a regulação do clima, e o que lixo, água e consumo tem a ver com o tema das Mudanças Climáticas.


Agua e Cidadania

Kit pedagógico sobre água

Planos de aula apoiados em leitura crítica de reportagens da revista Horizonte Geográfico e um pôster temático fazem parte do kit Água, Cidadania e Cultura. Os conteúdos são multidisciplinares e orientam sobre temas da atualidade para a sala de aula, como o o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Fotonovela

Fotonovela comunitária 

Um dia de Sol na Praia foi inteiramente produzida por alunos das oficinas de educomunicação do projeto Água de Beber..., da ong Instituto Supereco, no litoral Norte de São Paulo. Coordenei as oficinas e os trabalhos de produção de dezenas de programas de rádio sobre meio ambiente e cultura caiçara. A fotonovela foi distribuída em ações educativas em Caraguatatuba.


Caminhos do Futuro

Projeto Caminhos do Futuro

Participei da edição dos livros que compõem um kit de aprendizado em turismo para professores de ensino fundamental e médio em 15 Estados do país. O projeto é do Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo e todos os livros podem ser baixados no site www.caminhosdofuturo.com.br.


Plano de Aula Desmatamento

Plano de aula sobre desmatamento


Encomenda para a revista Nova Escola, cuja proposta foi a de promover uma reflexão sobre causas e consequências da destruição das matas em nosso território. Produzido em parceria com os geógrafos Rosângela Doin de Almeida (UNESP-SP) e Adriano Picarelli.


Matéria Transporte Escolar



O longo caminho até a sala de aula


Reportagem realizada para a revista Nova Escola. Tive o prazer de percorrer igarapés na Ilha de Marajó e estradas rurais no interior de São Paulo para realizar essa matéria, que trata das dificuldades dos alunos em chegar até a escola e políticas públicas para melhorar essa área.

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos animados ajudam a trabalhar a educação ambiental

Educomunicação é também fazer a leitura crítica da mídia. E tirar dela reflexões para o dia-a-dia, construindo e aumentando o repertório, também, nos eixos temáticos da educação ambiental. A excelente reportagem Faz-de-Conta de Verdade, publicada na revista Página 22, convida a pensar sobre a abordagem ambiental dos desenhos animados, do clássico Bambi a Bee Movie (a abelha inteligente da foto).

Entre os entrevistados da matéria, uma professora da Eastern Illinois University, Robin Murray, as temáticas ligadas à natureza que aparecem em diversos desenhos são, claro, reflexo de nossa cultura atual, onde a problemática ambiental não sai da mídia. Se passam mensagens positivas e fazem efeito sobre a audiência – a garotada e os adultos, que às vezes gostam mais dos desenhos do que as próprias crianças – há controvérsias. Mas muitos educadores acham positivo provocar uma discussão sobre meio ambiente, especialmente com os pequenos, a partir da audição de um desenho animado na escola.

Como o…

Para falar de meio ambiente com as crianças

Despertar o prazer pela leitura e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem positiva sobre a natureza, também com prazer. Isso é possível? Para o músico Tino Freitas, do projeto Roedores de Livros, com certeza...

Escrevi sobre o trabalho voluntário do Tino e mais seis "roedores de livros" em Ceilândia (DF) para um especial de leitura da revista Nova Escola. Postei aqui no blog um pouco sobre seu trabalho de contar histórias, ensinar música e arte... e pedi a eles dicas de leitura que tenham a ver com meio ambiente. Olha só o que o Tino nos mandou:
"Dia desses recebemos o convite da Débora Menezes, que cuida com muito carinho do blog Educom Verde, para escrevermos sobre Literatura Infantil, convidando os educadores ambientais a promover a educação ambiental por meio da leitura. Vale à pena explicar que o nosso projeto, o Roedores de Livros, oferece a um grupo de crianças no entorno de Brasília o contato com os livros. Acreditamos que o contato com a Literatura Infantil é uma i…

Educação Ambiental e Comunicação em UCs: tema de dissertação

No dia 21 de agosto de 2015, finalmente apresentei minha dissertação de mestrado "Comunicação e Mobilização na Gestão Participativa de Unidades de Conservação: o Caso da APA da Serra da Mantiqueira", junto ao Laboratório de Jornalismo Avançado da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp). Tendo o professor Ismar Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) em minha banca, fiquei bastante feliz com suas palavras indicando que "a Educomunicação passa a contar, a partir desta pesquisa, com um importante suporte bibliográfico para entender a área da gestão comunicativa".

A pesquisa foi orientada pela professora Maria das Graças Conde Caldas, jornalista das antigas que também se debruça sobre a relação entre os campos da Educação e da Comunicação. Inquieta com minhas práticas profissionais de Educomunicação, onde muitas vezes vi essa área resumir-se a metodologias e ferramentas midiáticas de suporte para cursos de Educação…