Pular para o conteúdo principal

Consultoria

Como ampliar o diálogo entre comunidades e instituições que tratam de questões socioambientais? Como aumentar a capacidade de expressão de comunidades e contribuir para que acessem cada vez mais informações que realmente façam a diferença pra elas? Como criar produtos midiáticos participativos? Como criar materiais didáticos e páradidáticos que abordam meio ambiente? Como ajudar ongs e seus projetos a pensar a comunicação além da assessoria de imprensa?

São desafios que a Educom Verde e sua rede de pessoas e coletivos propõe para unir educação e comunicação pela sustentabilidade.

Esses desafios estão presentes nas seguintes propostas de consultoria (do planejamento a execução):

Comunicação participativa para ongs e projetos
Diagnóstico e planejamento de comunicação para organizações e projetos socioambientais. A partir desse diagnóstico coletivo, nasce o planejamento com foco em educação ambiental e mobilização social, e em estratégias de divulgação e acesso a informação direcionada para as comunidades envolvidas. Produção de materiais de comunicação de acordo com o foco e a necessidade, incluindo propostas de ferramentas virtuais.


Planos de comunicação social e educação ambiental para obras
Elaboração de planos para licenças de operação e implantação, com indicativo de ações integradas a programas exigidos pelos órgãos fiscalizadores e foco no diálogo entre comunidades e empreendedor. Realização de diagnósticos socioambientais com equipe parceira de profissionais especializados (sociologia, antropologia, economia, educação ambiental). Adequação e monitoramento de programas.

Projetos e oficinas de educomunicação
Planejamento e ações que utilizam metodologias de educomunicação - comunicação comunitária para projetos de educação ambiental e mobilização social. Formação e equipe já capacitada de oficineiros com diversas aptidões midiáticas (sofware livre, video, rádio, impressos) e experiência junto a comunidades tradicionais.

Educação ambiental e comunicação em unidades de conservação 
Diagnóstico e planejamento de comunicação focado na gestão participativa de ucs. Proposição de propostas de projetos temáticos para a abertura de canais de diálogo entre comunidades do entorno e ucs. Metodologia de produção colaborativa de  materiais educativos, para serem construídos com a participação das comunidades no entorno nos processos de construção de planos de manejo, mobilização de conselhos, entre outros.

Eventos de educação ambiental
Organização de encontros, trilhas sensitivas-educativas e programação in company para empresas e eventos voltados para a temática da sustentabilidade.

Meio ambiente e novas tecnologias
Planejamento de mídias sociais virtuais para redes onde a reflexão sobre meio ambiente é o foco, bem como o trabalho colaborativo temático - acompanhamento de grupos de trabalho que precisam produzir materiais e planejamento com temática socioambiental a distância.

Materiais educativos e planos de aula
Planejamento e elaboração de cartilhas, planos de aula, cadernos metodológicos e outros materiais com objetivos sobre temas sócioambientais, em linguagem adequada e projetos gráficos inovadores, que "dialogam" com usuários não habitados a leitura. Criação de materiais específicos para o público empresarial. Apoio na orientação a professores/escolas para utilizar temas socioambientais em seus projetos político-pedagógicos.

Livros-reportagem com relatos de atividades
Planejamento, pesquisa e produção para a documentação de atividades de campo de projetos e programas, com a finalização de relatório na forma de livro-reportagem. Equipe especializada em design, fotografia, impressão e cadeia sustentável de produção - cada publicação é planejada de forma a ter seus impactos reduzidos durante a produção e lançamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos animados ajudam a trabalhar a educação ambiental

Educomunicação é também fazer a leitura crítica da mídia. E tirar dela reflexões para o dia-a-dia, construindo e aumentando o repertório, também, nos eixos temáticos da educação ambiental. A excelente reportagem Faz-de-Conta de Verdade, publicada na revista Página 22, convida a pensar sobre a abordagem ambiental dos desenhos animados, do clássico Bambi a Bee Movie (a abelha inteligente da foto).

Entre os entrevistados da matéria, uma professora da Eastern Illinois University, Robin Murray, as temáticas ligadas à natureza que aparecem em diversos desenhos são, claro, reflexo de nossa cultura atual, onde a problemática ambiental não sai da mídia. Se passam mensagens positivas e fazem efeito sobre a audiência – a garotada e os adultos, que às vezes gostam mais dos desenhos do que as próprias crianças – há controvérsias. Mas muitos educadores acham positivo provocar uma discussão sobre meio ambiente, especialmente com os pequenos, a partir da audição de um desenho animado na escola.

Como o…

Para falar de meio ambiente com as crianças

Despertar o prazer pela leitura e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem positiva sobre a natureza, também com prazer. Isso é possível? Para o músico Tino Freitas, do projeto Roedores de Livros, com certeza...

Escrevi sobre o trabalho voluntário do Tino e mais seis "roedores de livros" em Ceilândia (DF) para um especial de leitura da revista Nova Escola. Postei aqui no blog um pouco sobre seu trabalho de contar histórias, ensinar música e arte... e pedi a eles dicas de leitura que tenham a ver com meio ambiente. Olha só o que o Tino nos mandou:
"Dia desses recebemos o convite da Débora Menezes, que cuida com muito carinho do blog Educom Verde, para escrevermos sobre Literatura Infantil, convidando os educadores ambientais a promover a educação ambiental por meio da leitura. Vale à pena explicar que o nosso projeto, o Roedores de Livros, oferece a um grupo de crianças no entorno de Brasília o contato com os livros. Acreditamos que o contato com a Literatura Infantil é uma i…

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ, mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa.

Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história.

Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!