Pular para o conteúdo principal

Participem: Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) em consulta pública

O órgão, ligado às Nações Unidas, lançou no início de março a campanha Brasil Ponto a Ponto, abrindo a comunidade a escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro - que será publicado em 2010.

O PNUD publica esses relatórios utilizando como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é publicado anualmente. É uma espécie de cálculo que propõe levar em consideração não só a economia do país (como é o caso do PIB, Produto Interno Bruto), mas também números relacionados ao acesso à saúde, educação, cultura, entre outros.

Não é fácil entender os meandros do IDH, mas um processo de consulta a esse tipo de publicação pode ajudar a dar uma "cara" diferente a esse tipo de Relatório. No site do Pnud há publicações preciosas desse gênero - o último, lançado ano passado, traz como tema, "combater a mudança do clima: solidariedade humana em um mundo dividido".

Para a escola, é um gancho interessante para discutir os rumos do desenvolvimento e (re) pensar o que isso significa. Entre 16 e 21 de março, escolas de todo o Brasil poderão utilizar o site do projeto para registrar as reflexões de seus alunos. Quem quiser mais informações pode escrever para rdh@undp.org.br .

E quem não está na escola? Participe através do Portal do Voluntário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se